A glória dos espinhos
- Mirian Machado
- 25 de nov. de 2014
- 7 min de leitura
Você já passou por momentos onde mais nada na vida importava? Você se sentia sozinha,triste,e acho que não ia superar o problema.As vezes isso está acontecendo hoje mesmo com você e sua vida esta uma bagunça e você não sabe como agir ou em quem confiar.Você pode atépensar que o Senhor te esqueceu,te abandonou ou não se importa com você,porém vamos desmistificar isso hoje. O senhor cuida sim de você e jamais se esqueceu de você :
“Isaías 49.15 - Acaso pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta viesse a se esquecer dele, eu, todavia, não me esquecerei de ti”
Ate uma mãe pode abandonar seu filho,mas o Senhor diz nessa palavra que Ele JAMAIS SE ESQUECERÁ DE VOCÊ . Então,qual o motivo de tantas provas? Tanta luta e sofrimento?
LIÇÃO 1: DEUS JAMAIS NOS ABANDONA
Período de Deserto
Em nossas vidas passamos por sucessivos desertos,isso é dificuldades. Por mais que não consigamos entender a situação,os pensamentos do Senhor são mais altas e Ele entende. Costumo dizer que: Nada acontece por acaso. A Palavra do Senhor nos ensina que quando passamos por um deserto o Senhor quer falar conosco,nos ensinar e nos capacitar. Vamos ver exemplos?
Moisés:
Acredito que todos conhecem a sua história. Um personagem chave na história da libertação do povo de Deus e um grande profeta a quem o Senhor falava e usava tremendamente. Moisés nasceu em um tempo onde os Israelitas estavam em grande número e o Rei deu a ordem para que todo menino do povo que nascesse fosse morto. Acompanhe isso em Êxodo 2;20.11
"E o povo de Israel aumentou e se tornou muito forte. 22Então o rei deu a seguinte ordem a todo o seu povo:
— Joguem no rio Nilo todos os meninos israelitas que nascerem, mas deixem que todas as meninas vivam."
Foi nesse embate que nasce Moisés e sua mãe o consegue esconder por 3 meses e quando não vê mais saída o coloca em uma cestinha e o lança no rio Nilo. Então pela benção do Senhor a filha do Faraó o encontra e cuida dele daí em diante. Podemos perceber que Antes mesmo de Moisés nascer o Senhor havia planejado algo brilhante pra ele. Os problemas o atacaram ainda quando era um bebê mas a mão do Senhor o protegeu e o sustento. Agora imagine Moisés crescendo.. Ele deveria ser bastante confuso,cheio de conflitos.. Porque? Imagina só saber que vc foi colocado em um cestinho,não saber qual realmente é o seu povo. Descobrir que toda cultura aprendida e vivenciada não era a sua. Não é a toa que estudos contam que Moisés era gago. Com certeza ele era cheio de etiquetas como TÍMIDO,CONFUSO,FORA DO LUGAR. Ele não sabia se defendia os egípcios ou seu povo de nascença. Foi então que nesse dilema Moisés acaba matando um egípcio pra defender seu povo de nascença e então precisa fugir. Realmente Deus iria usá-lo como libertados mas ele simplesmente diante da diversidade fugiu pra bem longe. Tentou fazer as coisas com a força do seu braço e somente se afastou do seu chamado. Mas Deus não via o que a vida tinha tornado Moisés e sim via o propósito pra qual ele foi criado. Moisés viveu na terra de Midiã por muito tempo apenas cuidando do rebanho do seu sogro,ele realmente estava distante do chamado que Deus tinha preparado então em Êxodo 3 o senhor leva Moisés ao deserto. Acompanhe na leitura:
1Moisés cuidava das ovelhas e das cabras de Jetro, o seu sogro, o sacerdote de Midiã. Um dia Moisés levou o rebanho para o outro lado do deserto e foi até o monte Sinai, o monte sagrado. 2Ali o Anjo do Senhor apareceu a ele numa chama de fogo no meio de um espinheiro. Moisés viu que o espinheiro estava em fogo, porém não se queimava. 3Então pensou: “Que coisa esquisita! Por que será que o espinheiro não se queima? Vou chegar mais perto para ver.”
4Quando o Senhor Deus viu que Moisés estava chegando mais perto para ver melhor, ele o chamou do meio do espinheiro e disse:
— Moisés! Moisés!
— Estou aqui — respondeu Moisés.
5Deus disse:
— Pare aí e tire as sandálias, pois o lugar onde você está é um lugar sagrado.
E Deus continuou:
6— Eu sou o Deus dos seus antepassados, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó.
Aí Moisés cobriu o rosto porque ficou com medo de olhar para Deus.
7Então o Senhor disse:
— Eu tenho visto como o meu povo está sendo maltratado no Egito; tenho ouvido o seu pedido de socorro por causa dos seus feitores. Sei o que estão sofrendo. 8Por isso desci para libertá-los do poder dos egípcios e para levá-los do Egito para uma terra grande e boa. É uma terra boa e rica, onde moram os cananeus, os heteus, os amorreus, os perizeus, os heveus e os jebuseus. 9De fato, tenho ouvido o pedido de socorro do meu povo e tenho visto como os egípcios os maltratam. 10Agora venha, e eu o enviarei ao rei do Egito para que você tire de lá o meu povo, os israelitas.
11Moisés perguntou a Deus:
— Quem sou eu para ir falar com o rei do Egito e tirar daquela terra o povo de Israel?
12Deus respondeu:
— Eu estarei com você. Quando você tirar do Egito o meu povo, vocês vão me adorar neste monte, e isso será uma prova de que eu o enviei.
13Porém Moisés disse:
— Quando eu for falar com os israelitas e lhes disser: “O Deus dos seus antepassados me enviou a vocês”, eles vão me perguntar: “Qual é o nome dele?” Aí o que é que eu digo?
14Deus disse:
— Eu Sou Quem Sou.
E disse ainda:
— Você dirá o seguinte: “Eu Sou me enviou a vocês. 15O Senhor, o Deus dos seus antepassados, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó, me enviou a vocês. Este é o seu nome para sempre, e assim ele será lembrado por vocês em todos os tempos.”
Pela leitura percebemos que Moisés estava no deserto. Ele viu uma sarça pegando fogo ( Uma planta cheia de espinhos típica da época). Mas o fogo não a consumia .Através daqueles espinhos,a GLORIA DO SENHOR resplandecia. Fogo quer dizer presença de Deus, espírito Santo,Glória,Unção. Então ali Deus falou com Moisés. Ele tão cheio de inseguranças e medos mas Deus provou que estava com Ele. Mesmo inicialmente duvidando,ele não negou a voz de Deus e obedeceu aquilo que o Senhor tinha dito. A vida dele poderia estar até cheia de traumas mas ele não deixou que isso o atrapalhasse.
Muitas vezes o senhor nos manda ao Deserto porque quer nos levar a um novo nível espiritual,Ele quer nos dizer algo.Mas muitas vezes fugimos dos desertos que Deus nos manda e Deus não consegue realmente falar conosco. Já parou pra pensar porque aquele mesmo problema insiste em te perseguir? Na verdade Deus quer te falar algo através desse problema.
Lição 2: NÃO TENTE FUGIR DOS DESERTOS DA SUA VIDA,DEUS QUER FALAR COM VOCÊ ALGO NOVO ATRAVÉS DELES.QUER TELEVAR A UMA NOVA DIMENSÃO ESPIRITUAL.SE VOCÊ VIVER FUGINDO O PROBLEMA CONTINUARÁ A APARECER.ORE E DIGA: SENHOR ME MOSTRE HOJE O QUE EU PRECISO APRENDER COM ESSE PROBLEMA NA MINHA VIDA.
Se Moisés tivesse fugido ele não teria realizado tudo que realizou. Através dele o mar se abriu,a leis foram dadas,o Senhor conversava com Ele face a face. Mas pra isso Ele passou anos e anos em seus dilemas e problemas interiores,mas ele venceu,foi ao deserto e descobriu o plano perfeito do Senhor pra ele.
Jesus:
Percebemos também a história do nosso maior exemplo a seguir: oSenhor Jesus;
Em Mateus 4 a Palavra nos conta que depois de jejuar 40 dias e 40 noites o Espírito de Deus levou Jesus ao deserto e o tentou. Até mesmo a maior pessoa que já passou por aqui teve seu deserto particular.. E a bíblia nos deixa claro: Foi o Senhor que o conduziu ao Deserto. Porque isso? Porque através daquele deserto Jesus ensinaria ,daria exemplo e mostraria que é possível vencer as tentações.Deserto é LUGAR DA PALAVRA.
Jesus não reclamou mas se deixou ser conduzido pelo Espírito Santo aquele deserto. Ele ouviria a voz de Deus naquela lugar.
Jesus confiou plenamente no Pai. Ele se comprometeu e se entregou sabendo que a vontade do Pai era muito melhor que a vontade dele.Ele não temeu nada mas sim venceu a tentação do diabo com a PALAVRA . Logo depois o Senhor o recompensou e serviu um banquete a Ele.
LIÇÃO 3: As tentações querem que você ceda mas se você resistir o Senhor logo depois trará sua recompensa.
Jesus veio na forma humana para superar tudo o que temos que superar,para viver tudo o que temos que viver e amar como temos que amar.. É fácil? Nãaao de jeito nenhum, mas pela fé e se formos cheio do Espírito conseguiremos.
Podemos citar inúmeras outras histórias como a de Jacó,a de Jó.. mas isso vai ficar pra um próximo post.. esse ficou bem grandinho NE??
O que eu quero que vocês Princesas saibam é que existe sim um tesouro escondido na dor e que a Glória se manifesta nos espinhos ( Assim como houve com a sarça). Jamais se esqueça que o senhor te da tudo que você precisa para superar o momento que você está passando.Sua prioridade tem que ser adorar a Deus.Mesmo quando você não entende o que está acontecendo.A adoração é fruto de um coração grato porque confia que o amor de Deus sempre vai rservar um propósito por trás de tudo isso..
Quer ser curado? Não fuja do deserto
Quer ser totalmente restaurado? Não fuja da voz de Deus.
NÃO RESISTA,AS PROVAÇÕES MANTÊM SEU CORAÇÃO AONDE ELE DEVE ESTAR.
Fique com esse pensamento:
DEUS É BOM,TUDO QUE DEUS FAZ É MUITO BOM !

Commentaires