top of page

Sobre expectativas que criamos

  • Foto do escritor: Mirian Machado
    Mirian Machado
  • 1 de mai. de 2020
  • 3 min de leitura

ree

Mas agora, Senhor, que hei de esperar?

Minha esperança está em ti. Salmos 39:7


Esses dias talvez eu esteja mais nostálgica. Pensando em tantas coisas que aconteceram e principalmente sobre tantas expectativas criadas. Nós somos assim, bom pelo menos eu. Minha intensidade as vezes extrapola o nível da razão e começa a imaginar milhões de coisas. Criar expectativas não é algo ruim. Na verdade é algo importante e que nos ajuda a pensar e sonhar. Elas são uma parte essencial da vida. Criam a motivação para fazer tudo quanto fazemos. A expectativa de receber um salário nos motiva a ir trabalhar todos os dias. A expectativa de passarmos um bom tempo e conhecer mais pessoas motiva-nos a procurar os amigos. A expectativa de ser bem-sucedido motiva-nos a estudar para uma prova da faculdade. Quando não temos expectativas ou elas são pobres ou fracas não nos animamos a fazer seja o que for. O problema então não está em ter a expectativa mas surge quando alteramos de mais a realidade e criamos expectativas de mais ou de menos. Isso pode envolver relacionamentos amorosos, amizades, sonhos ou até algo simples que está planejado pra acontecer. É como se a expectativa fosse de certa forma, alterada por nossos sentimentos, ansiedade, tristezas ou até crenças internas.

Encontrar o equilíbrio no meio de tantos ventos internos as vezes é difícil, mas é tão necessário pois evita inúmeras frustrações.

Deixa eu citar um exemplo, uma vez, quando era mais nova me apaixonei por alguém e parecia tudo tão perfeito até eu perceber que tudo que eu sentia era por algo que criei daquela pessoa e não por quem ela realmente era. Resultado? Decepção.

Eu tenho percebido desde então que todas as minhas expectativas, sonhos e projetos precisam estar em um lugar seguro. Sem exageros, sem dramas ou até mesmo sem desistências. Sim, problemas demais e frustrações as vezes nos fazem desistir de acreditar que as coisas podem dar certo mas, a partir do momento que nossas expectativas estão no lugar certo não tem como dar errado. O meu lugar seguro é Deus. Eu coloquei em suas mãos tudo aquilo que um dia sonhei ou imaginei pra mim. Parei de pensar de mais em como eu queria que as coisas fossem e me conformei que Ele tem um plano. Se tudo ocorrer como eu imaginei? Ok. Se não? Ok também.

É incrível como tenho aprendido também a me amar. Sem julgamentos e coisas do tipo. Eu não preciso criar expectativas em um relacionamento ou em nada pra me trazer felicidade. Eu já tenho a felicidade. Eu já estou completa e Deus me dá tudo que eu preciso. As outras coisas são um complemento, são uma ajuda durante o percurso.

Eu tenho amado minha própria companhia e aprendido que tudo começa por mim, me autoconhecer tem me ajudado.

Então, não é uma situação externa que vai te fazer feliz. Não é um namorado, um casamento, uma amiga, uma festa, um futuro profissional. Tudo isso é bom mas expectativas não podem se concentrar nisso. A verdadeira felicidade está em Deus.


Tenho tentado achar o equilíbrio e fazer aquilo que diz o versículo em Mateus 6,34. Resolver uma coisa de cada vez.


“Tente resolver seus problemas de hoje e não se preocupe com o dia de amanhã. Devemos viver um dia de cada vez. "Não vos preocupeis, pois, com o dia de amanhã: o dia de amanhã terá as suas preocupações próprias.”


Resumindo, se ame, confie em Deus e guarde todas suas expectativas em um lugar seguro. Equilíbrio define tudo.


E você? Como lida com suas expectativas ?

❤️

 
 
 

Commentaires


© 2023 by Glorify. Proudly created with Wix.com

bottom of page